02 outubro 2011

ÉFESO, KUSADASI – TURQUIA

Kusadasi (pronuncia-se Kuchadaci) é um dos resorts a beira mar mais populares da Turquia, atraindo um grande numero de turistas a cada ano. Tem uma população de aproximadamente 50 mil habitantes e sua proximidade a muitas cidades antigas, sítios arqueológicos, vilas e parques fazem dela um porto de escala interessante.
Kusadasi significa “ ilha do pássaro”, um nome derivado da pequena ilha de Gúversin Adasi ( Ilha do Pombo), que hoje é conectada à cidade por uma estrada elevada. Kusadasi é o berço de um famoso castelo que pode ser visto facilmente à medida que se aproxima do porto, quando se chega de navio.
A vinte minutos, perto da cidade Selçuk, está a bem preservada cidade de Éfeso, um dos melhores exemplos da antiga arquitetura romana. Também nas imediações estão as ruinas da Basílica de São João, o santuário religioso da Casa da Virgem Maria, e a única coluna remanescente do tempo de Artêmis, que era uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

O porto de Kusadasi foi muito ativo durante vários séculos; no entanto, a Kusadasi de hoje foi fundada pelos venezianos. Duzentos anos após a conquista de Constantinopla, o porto tornou-se o maior posto comercial com a Europa e África. Os otomanos fortificaram o porto e construíram muitos prédios e mesquitas novos, que ainda estão intactos. Hoje, Kusadasi é um paraíso de compras, com praias excelentes e famosa pelos seus sítios históricos e arqueológicos.
Casa de Maria - Muro para colocar seus pedidos
Casa de Maria

COSTUMES LOCAIS:
Pechinchar é uma pratica comum em quase todos os estabelecimentos de compras. Porém é importante observar que após fazer uma oferta nunca desista dela, pois pode ser considerada ofensa, ou falta de educação.
Um código rígido de vestuário é imposto para visitas às mesquitas na Turquia. Calças curtas, blusas sem manga e roupas decotadas não são aceitáveis. As mulheres devem ter seus ombros e pernas cobertos e devem também ter um lenço para cobrir a cabeça ao entrar nas mesquitas, bem como na Casa de Maria.
Teatro Romano

Saiba mais sobre Éfeso e Kusadasi em http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89feso
NÃO DEIXE DE CONHECER:
  • Casa de Maria
  • Ruínas de Éfeso
  • As fábricas de carpete ( tapetes )
  • A Ilha do Pombo
DICA CULINÁRIA:
Aprecie um prato muito pedido em Kusadasi; Carneiro assado – é delicioso, bem servido, e fica melhor ainda se consumido com um vinho ou cerveja.
ATENÇÃO:
A visita às ruinas de Éfeso é muito cansativa. O sítio arqueológico e muito grande, portanto leve agua e se prepare para andar batante, porém vale a pena.
Comentário deste blogueiro:
A Casa de Maria é um local muito emocionante, cheio de energia positiva, um local de muita oração. Para os Cristãos, foi lá que Maria (Mãe de Jesus) passou seus últimos dias, refugiando-se dos Romanos que perseguiam os Cristãos, antes de assuntar aos céus. Também foi lá que João provavelmente escreveu o seu Evangelho. Vale muito a pena visitar, e aproveita para fazer suas orações no local onde Maria morou.
CURIOSIDADE :
O simbolo da Nike foi inspirado na Deusa Nice.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nice_(mitologia)

A ORIGEM DOS VASOS SANITÁRIOS :
Este local era usado pelos romanos e pelas romanas, ao mesmo tempo, e os escravos faziam a limpeza quando ficavam cheios. Na canaleta da frente corria agua para amenizar o cheiro. 

Um comentário:

  1. PARABÉNS, VC FOI FIEL NAS INFORMAÇÕES. ESTIVE RECENTEMENTE EM ÉFESOS E ADOREI. VALE A PENA A TODOS CRISTÃOS E ÀQUELES QUE GOSTAM DE HISTÓRIA.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar no meu blog. Espero que tenha gostado.
"Prefiro aqueles que me criticam, pois estes me corrigem, àqueles que me elogiam, pois estes me corrompem." Santo Agostinho.