29 agosto 2019

Perú - Machu Picchu - Cusco - Lima

Cusco
A capacidade inata dos incas de construir em harmonia com o meio ambiente é bastante evidente nesta pitoresca província andina. O Vale Sagrado, que eles tinham como uma representação do céu na terra, é rico em natureza e em historia antiga, com muitos templos e fortalezas incas. Nada, porem, é mais espetacular do que Machu Picchu, um Patrimônio da Humanidade.


Vista Panorâmica de Cusco









Puno - Lago Titicaca









Ilha dos Uros





Arte
Quando chegaram ao Peru, no século 16, os espanhóis trouxeram alguns artistas europeus cuja função era produzir obras sacras para adornar o interior de igrejas e mosteiros espalhados por todo o país. Alguns exemplos dessas obras de arte ainda podem  ser apreciados em cidades como Lima, Cusco e Arequipa.
Com o aumento da demanda, os colonizadores começaram a ensinar suas técnicas aos artistas indígenas, o que deu inicio a uma nova representação pictórica da vida peruana, dominada por imagens católicas e da nobreza. No século 17, um grupo de artistas nativos, mais tarde conhecido como Escola de Cusco, começou a mesclar essa iconografia religiosa com motivos indígenas, criando uma nova forma de arte popular. Inicialmente sob a tutela dos espanhóis, esses artistas pintavam cenas piedosas usando técnicas clássicas espanholas e flamengas, e incorporando a flora, a fauna, os costumes e as tradições andinos. A Escola de Cusco acabou dominando a tradição artística peruana pelos 200 anos seguintes.
No início dos século 20, surgiram artistas como Francisco Fierro (1807-1879) e José Sabogal (1888-1956) que contribuíram para um novo movimento indigenista, o qual reconhecia a importância da cultura andina e buscava retratar eventos e costumes típicos do Peru atual. Ainda no século passado, artistas voltando da Europa começaram a combinar temas nacionais com estilos mais internacionais - algo patente, por exemplo, nas obras de Fernando de Szyszlo, que combinavam expressionismo abstrato com motivos e iconografia pré-colombianos, o que impulsionou a arte peruana para o modernismo.
A economia atual do país levou ao florescimento das artes. Vários pintores peruanos vem obtendo reconhecimento internacional, entre eles Gerado Chávez e Jose Carlos Ramos. Outro artista de renome é o escultor Victor Delfin, cuja imensa escultura El Beso (Foto abaixo) é um destaque do Parque do Amor.
Escultura "El Beso"


Machu Picchu
A enevoada cidade perdida dos incas é uma das atrações mais famosas da América do Sul. A cidadela de rocha, a uma altitude de 2.350 metros, fica no colo de uma montanha ladeada por declives rumo ao vale Urubamba abaixo. Machu Picchu escapou de ser saqueada porque os espanhóis nunca a encontraram, mas foi simplesmente abandonada e invadida pela natureza. O refinado trabalho em pedra sobreviveu ao tempo, mas sua função continua incerta. Especula-se que era um local de culto, um centro de astronomia e a haicenda do nono imperador inca. Pachacutec.





Moray.
Os terraços de cultivos de Moray são como um laboratório agrícola no qual os incas experimentavam diferentes variedades de plantas, a fim de melhorar sua produção.

Moray - Sítio Arqueológico


Lima - Capital








Dicas de passeios e cuidados com a altitude.


A altitude é o grande desafio para se completar todos os passeios a que se propõe. Normalmente os turistas contratam agências de viagem para montar um roteiro e poder conhecer, não tudo pois são muitos lugares, mas os principais e mais conhecidos. Geralmente são levados em onibus ou vans e ao chegar no local, completa-se o tour a pé. Aí é que mora o problema. A altitude é um fator que influencia em todos os lugares, que normalmente partem de 2300 m em Machu Picchu e pode se chegar a 5200 metros na Rainbow Mountain. Felizmente as agências de viagem se previnem desse incomodo, oferecendo aos turistas, quando necessitam, respiração através de cilindros de oxigênio, folhas de coca para mascar e essência de ervas para inalar. A folha de coca dá mais disposição e ajuda na respiração, avitando dor de cabeça por conta da altitude. A essência de ervas é um bronco dilatador que ajuda bastante a completar a respiração. Balão de oxigênio eu não precisei.

Dica muito importante : evite comer comidas pesadas (carne vermelha) nos primeiros dias e principalmente à noite. Isso ajuda seu organismo a se adaptar com a altitude.

Comidas e bebidas
Não vou dar detalhes aqui como é cada prato, mas permita-se fazer o pedido e apreciar essa culinária maravilhosa que é a comida peruana.
Em primeiro lugar é o ceviche peruano que tem duas características diferentes. Quando saboreada em Cusco é feito, normalmente com peixe de agua doce - truta - e quando saboreado em Lima é feito essencialmente com peixe de agua salgada. Para o meu paladar eu prefiro o peixe de agua salgada, tem mais sabor.
Para acompanhar praticamente qualquer comida peruana, antes ou durante a apreciação do prato, o Pisco é uma bebida que cai bem. Também aqui notei uma diferença entre os lugares que provei essa deliciosa bebida. Em Lima, de uma maneira geral elas são servidas em maior volume e com maior concentração de Pisco, já no interior são mais fracas, com menor concentração de Pisco.
Não deixe de experimentar o filé de alpacas, o picante de Cuy e o Pollo na brasa.
Para maiores detalhes de cada prato, sugiro clicar aqui . Comidas Peruanas


Os Jardins de Mandor.
Para quem se hospedar em Aguas Calientes, siga a linha do trem, a pe, até o final e você vai descobrir um local que poucos turistas conhecem. Os Jardins de Mandor, fica numa reserva a Floresta Amazônica Peruana e você tem a oportunidade da caminhar uns 2 Km adentro, por trilhas bem conservadas e bem sinalizadas até chegar a Cachoeira de Mandor.







Ollantaitambo














Vista Dome - Trem Panorâmico.

Para chegar a Machu Picchu, partindo de Cusco, uma das opções é fazer a viagem de trem. O mais recomendado é o Vista Dome que trata-se de um trem panoramico que foi reformulado com vidros no teto para que os passageiros pudessem apreciar o pico da mantanhas. O trem percorre por entre os penhascos que, se olharmos somente pela janela lateral, em muitos trechos, não conseguiríamos ver nada, pois os trilhos ficam bem encostados e circulam ao pé das montanhas.

Para maiores informações. Clique aqui Trem Vista Dome





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no meu blog. Espero que tenha gostado.
"Prefiro aqueles que me criticam, pois estes me corrigem, àqueles que me elogiam, pois estes me corrompem." Santo Agostinho.