25 outubro 2013

BARCELONA - ESPANHA

Barcelona - Espanha
Barcelona é a segunda cidade espanhola em tamanho e importância, também um dos portos mais importantes de todo o Mediterrâneo, conhecida por sua notável arquitetura modernista, incorporada acima de tudo pelas obras desconcertantes de Antonio Gaudi.
Batizada de Barcino pelos romanos, em 133 a.C., passou para os mouros e francos nos séculos seguintes. Após muitas guerras, a Catalunya tornou-se independente. A rivalidade entre os Catalães e o resto do país teve inicio na Idade Média.
Afinal, o que tem em Barcelona?
Montjuic, a montanha magica; ali temos a visão panorâmica da cidade. É neste bairro que está o Estádio Olímpico, sede dos jogos olímpicos de 1992  também o Poble Espanhol, uma vila com reproduções de edifícios de todo o país; foi construído em 1929 para a Exposição Universal de Barcelona e no total são 117 prédios representando a Espanha dos séculos X ao XX.
Museu Nacional de Arte ( visto da praça D'Espanya )

O Museu de Arte da Catalunya abriga a melhor coleção do mundo de arte romana e medieval, arte catalã e outras escolas peninsulares e europeias, desde a Idade Média até o Seculo XVIII. Este museu fica no Palácio nacional.
Um passeio interessante é andar de teleférico, cruzando a partir do Montjuic o cais do porto até a Marina Port Vell. Em Montjuic a noite é muito movimentada, com bares e restaurantes para todos os gostos.
Imperdível também é a Fundação Juan Miró, que reúne obras do pintor catalão feitas entre 1914 e 1978.
No lugar da via férrea que separava a cidade do mar, foram construídos modernos shoppings, hotéis, bares, restaurantes e casas noturnas. Resultado: o lugar está sempre lotado de turistas que ainda aproveitam quilômetros de praias com uma infraestrutura de dar inveja.
O Bairro Gótico é um labirinto de ruas estreitas e vale a pena conhecer os inúmeros sebos e lojas de antiguidades. É ali que fica o Museu da Cidade e o Museu de Arte Contemporânea.
Conheça ainda a Catedral Gótica que fica próxima à Praça Catalunya; concebida nos fins do Seculo XIII, suas torres completadas no Século XIV e sua fachada não se completando até o Século XIX.
O Museu Marítimo na Avenida Drassanes é o único no mundo com arsenal medieval, inclusive com a réplica da nau Santa Maria, aquela pilotada por Cristóvão Colombo quando descobriu a América.
Um passeio de barco (golondrinas) que sai próximo ao monumento de Colombo dá uma visão do cais do porto e da cidade. Atravesse a Ponte Rambla del Mar para conhecer o Aquário de Barcelona que fica na marina de Port Vell, no Bairro de Barcelonete. Imperdível também é uma visita ao Shopping Maremagnum, onde à noite acontecem shows interessantíssimos.
Catedral da Sagrada Família
Suba em uma das torres da Catedral da Sagrada Família (http://www.sagradafamilia.cat/) e tenha uma das melhores vistas da cidade. A construção foi concebida em 1882 por Antonio Gaudi, considerado a personalidade artística mais original do final do Século XIX.

A Catedral da Sagrada Família em Barcelona merece uma atenção à parte. Gaudi iniciou o projeto quando tinha 31 anos e dedicou os seus últimos 40 anos de vida a ele. A obra foi paralisada em 1936 por causa da Gerra Civil Espanhola. O templo foi projetado para ter três grandes fachadas. A "Fachada da Natividade", quase terminada pelo próprio artista, a "Fachada da Paixão", iniciada em 1952, e a da "Gloria" ainda a ser terminada. A Catedral da Sagrada Família ainda encontra-se em construção, com final previsto para 2025.
Antonio Gaudi foi impulsor e divulgador do Modernismo na Espanha; Barcelona conserva a maior parte de suas obras, com a Casa Milá, a Casa Batlló, o Parque e Palácio Guell, declarado patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Casa Pedrera, com seu museu e na qual se pode subir ao topo para ter uma visão da concepção arquitetônica do telhado.



Barcelona é fantástica. Considerada uma das melhores cidades da Europa, suas noites são muito animadas nas suas inúmeras casas de shows, bares, restaurantes e cafés.
Para facilitar sua vida, saiba que o comércio abre entre 9:00 e 9:30 horas; fecha às 13:30 e reabre das 16:30 às 20:30 horas.
Também é importante colocar no roteiro de viagem uma visita ao Estádio Camp Nou do Barcelona.
Camp Nou - Estádio do Barcelona

A cidade é muito bem servida por linhas de metrôs, sendo possível ir à maioria dos lugares utilizando esse meio de transporte.
Gastronomia.
Ir a Roma e não ver o Papa é a mesma coisa que ir a Barcelona e não provar pelo menos dois pratos típicos. Pare em um dos vários bares e restaurantes espalhados pela cidade, e desfrute de um bocadillo ( lanche feito de pão, ramon (presunto) e molho de tomate, levemente aquecido no forno. Não deixe de provar a autentica paella, que pode ser acompanhada por uma cerveja nos dias mais quentes, ou um bom vinho nacional.
Paella Espanhola

Bocadillo

Enfim, uma cidade para ver e rever muitas vezes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no meu blog. Espero que tenha gostado.
"Prefiro aqueles que me criticam, pois estes me corrigem, àqueles que me elogiam, pois estes me corrompem." Santo Agostinho.