quarta-feira, 26 de outubro de 2011

COMO - ITÁLIA

Estando na Itália, mais propriamente em Milão, um dos lugares onde se deve conhecer é o Lago de Como. Distante 40 minutos de trem de Milão, é um passeio obrigatório para TURISTAS ou VIAJANTES. O lago leva o nome da principal cidade que o circunda ( Como ), além de outras ( Lecco – Menaggio – Bellagio – Varenna ). Tem o formato de um “Y” de cabeça para baixo, e é um dos mais profundos da Europa – 410 metros no ponto mais fundo. Com uma área de 146 Km² é o terceiro maior da Itália, ficando apenas atrás do Lago de Garda e do Lago Maggiori.

O passeio de barco pelo lago é quase que obrigatório, pois será uma oportunidade de conhecer toda sua extensão.


Local de partida dos passeios de barco
Existem passeios de duas e quatro horas, ao custo de aproximadamente 23 e 30 euros respectivamente ( preço base 09/2011 ). Você pode fazer o passeio em mais tempo, basta descer do barco nas cidades onde ele atraca, curtir cada local, e pegar o próximo barco e parar nas próximas estações. Em cada parada encontram-se ótimos restaurantes, bares, cafés e lugares para compras não sendo esse o seu ponto forte.

Do barco você poderá apreciar toda beleza das montanhas dos Alpes Suíços – no inverno deve ser muito frio. Mesmo em outras estações se prepare, pois o tempo muda de uma hora pra outra e desaba a chover.


O que você deve conhecer em Como.
FUNICOLARE.
Além do passeio de barco, outra atração turística é o Funicolare, que vai te levar a um passeio emocionante subindo as montanhas íngremes através de um trilho. A descida é mais emocionante ainda, e o cruzamento dos trenzinhos no meio do trajeto é de arrepiar.


PIAZZA DE DUOMO
Catedral de estilo gótico muito interessante de se conhecer. Fique atento aos horários de abertura e fechamento que variam de um dia para outro

CURIOSIDADE
Caminhando pelas ruas estreitas de Como, deparamos com um Memorial em homenagem a Chico Mendes. Não conseguimos descobrir o por que, numa cidade tão longe, a WWF e a Anistia Internacional fizeram essa merecida homenagem. Se alguém souber o motivo, me fala que eu posto no site.

DICAS INTERESSANTES
A viagem de trem é muito gostosa, e pela diferença de preço, vale a pena pagar pela primeira classe ( 27 euros ), apenas 5 euros a mais do preço da segunda classe. Compre seu bilhete nas maquinas de auto-serviço, é muito fácil, ou nos guichês de atendimento, e no horário marcado esteja na sua plataforma, pois o trem é pontualíssimo. Fique atento ao numero da carroza ( vagão ), e na identificação da sua classe ( Primeira ou Segunda ). Comprando com um dia de antecedência, o seu assento vem marcado, se você comprar na hora, não há numeração pré-definida, e você deverá esperar o trem começar a partir para ver qual lugar sobrou. Antes de entrar no vagão, dirija-se a uma das maquinas instaladas nas plataformas e valide o seu ticket. A primeira classe tem um diferencial, além do conforto das poltronas – são mais largas – é servido bebida, lanche, café, etc.



Você poderá estender o seu passeio até Lugano – Suíça, para isso programe o seu tempo, para não ficar sem ter como voltar.
A comida é muito gostosa, porem nada diferente de pizza, lanche ou pasta. O vinho, apesar de ser nacional (Italiano) é muito caro.


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ATENAS - GRÉCIA

Nessa extraordinária cidade antiga - onde a democracia nasceu, o conhecimento foi nacionalizado e a civilização ocidental tomou forma - o passado continua a moldar o presente. Durante a era do ouro, no século V a.C., Atenas produziu muitas obras monumentais de arquitetura, literatura, matemática, ciência, filosofia e até medicina. Atualmente, esse mundo clássico de Platão, Socrates e Aristóteles permanece vivo na crescente metrópole da Atenas contemporânea. Especialmente depois de sediar as olimpiadas de 2004, Atenas modernizou grande parte de sua infraestrutura, facilitando bastante a exploração de todos os seus pontos turísticos.
Os gastos excessivos acabaram contribuindo com a atual crise, jogando o país num caminho que a volta será muito penosa. Espero que consigam sair.

 
Atenas vista de Acrópole.

 
O calçadão de pedestres é o lugar ideal para se começar, pois ele liga muitos dos mais importantes monumentos. No coração da cidade está situada a Acrópole, com admiráveis templos.
Templo de Afrodite

 

 
Pare em frente a Prefeitura e aprecie a troca da guarda. É muito interessante.

 
Troca da Guarda

 
Aprecie os detalhes das construções e tire suas conclusões de como eram feitas.

 
Detalhe da estrutura

 
Uma curiosidade muito interessante é que existem cachorros domindo em todos os locais, e por mais que voce chame, faça barulho, eles não acordam.

 

 
Uma dica é contratar um taxi, que normalmente fala inglês, acertar um  preço antes - e conhecer os principais pontos da cidade.
Templo de Zeus

 
Local dos primeiros Jogos Olímpicos da era modera. Totalmente reformado

 
Nesse estádio também ocorreu a final da Maratona das Olimpíadas de 2004
Numeros do estádio.

 
Caminhe pela cidade, existem varios lugares para compras, além de comida tipica regada a um bom azeite Grego.

Sugestão de pratos :
  • Taramasalata - uma pasta feita com ovas de peixe.
  • Melitsanosalata - Feita de beringela defumada.
  • Tzatziki - Patê de iogurte, pepino e alho, servido normalmente com pão Sírio.
  • Moussaka - Prato assado com carne de cordeiro moída, batatas e macarrão.

domingo, 9 de outubro de 2011

VENEZA - ITÁLIA

Veneza - A verdadeira Essência

Veneza é do tipo que pensamos ser possível conhece-la num dia, ledo engano. À medida que vai se entrando pelas suas ruas, descobre-se mais e mais lugares, e quando se dá conta o dia já terminou, e você nem sequer conseguiu desfrutar de todas as belezas que ela te oferece. Acredito ser possível conhece-la em um mês. Além dos locais mais conhecidos – Praça de São Marcos; Ponte dos Suspiros; Palácio Ducal, etc... é hora de esquecer o mapa, e literalmente se perder em Veneza, e descobrir locais muito interessantes, perambulando pelos  seus canais.
Canais de Veneza

Como sugestão, comece o dia na Praça de São Marcos, onde poderá sentar-se e saborear um delicioso cappuccino cremoso – fique atento ao preço, em torno de 10 euros. Depois caminhe pelas elegantes ponte, praças e ruas dos suntuosos palácios. Aprecie a arquitetura, uma combinação de requintados estilos: bizantino, gótico e renascentista. Faça suas compras de ultima hora, como as joias em cristal de Murano ou rendas de Burano. Dependendo da hora que você chegar a fabrica de Murano, poderá ver os artesãos processando os famosos cristais. Ao final do dia termine com uma taça de Prosecco de Conegliano e um prato típico de canapés como sardinhas marinadas ou pinças de caranguejo fritas.
Praça de São Marcos

Se ainda tiver disposto e com folego, estique o seu passeio para conhecer essa maravilhosa cidade à noite. É indescritível. Só vendo para crer.
Dependendo da época do ano (novembro a fevereiro) a maré sobe, e Veneza fica totalmente alagada. Não sei se é uma boa, pois não estive lá nessa época.
Veneza Alagada

Uma boa pedida é uma parada nos bares que tem aos montes nas ruelas, e saborear um bom vinho acompanhado de uma porção de queijo, e é claro, junto com os amigos.
Dica de hospedagem: Se você procura hotéis mais baratos, prefira ficar em Mestre, porem terá que ir de trem, taxi ou ônibus para visitar Veneza. Se você se hospedar em Veneza, os hotéis são um pouco mais caros, mas estará no centro de tudo.
Ponte da Constituição

Das vezes em que estive em Veneza, não constatei nenhum cheiro de esgoto ou vi algum rato. Apenas em alguns lugares, onde as aguas permanecem paradas é que se nota um pequeno odor. Nada diferente do que se sente com maior intensidade em São Paulo ou Recife.
O passeio de gondola é uma boa pedida romântica. Casais em lua de mel não devem deixar de fazê-lo, e para aqueles que estão em sua segunda, terceira, quarta lua de mel, também é muito romântico.
Gondoleiros

Existem vários cruzeiros partindo de Veneza, a vista é maravilhosa.
Vista Geral de Veneza - Vista do deck 11 do navio Splendour of the Seas

Conheça mais de veneza, sua história, importancia cultural e comercial em  http://pt.wikipedia.org/wiki/Veneza

domingo, 2 de outubro de 2011

ÉFESO, KUSADASI – TURQUIA

Kusadasi (pronuncia-se Kuchadaci) é um dos resorts a beira mar mais populares da Turquia, atraindo um grande numero de turistas a cada ano. Tem uma população de aproximadamente 50 mil habitantes e sua proximidade a muitas cidades antigas, sítios arqueológicos, vilas e parques fazem dela um porto de escala interessante.
Kusadasi significa “ ilha do pássaro”, um nome derivado da pequena ilha de Gúversin Adasi ( Ilha do Pombo), que hoje é conectada à cidade por uma estrada elevada. Kusadasi é o berço de um famoso castelo que pode ser visto facilmente à medida que se aproxima do porto, quando se chega de navio.
A vinte minutos, perto da cidade Selçuk, está a bem preservada cidade de Éfeso, um dos melhores exemplos da antiga arquitetura romana. Também nas imediações estão as ruinas da Basílica de São João, o santuário religioso da Casa da Virgem Maria, e a única coluna remanescente do tempo de Artêmis, que era uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

O porto de Kusadasi foi muito ativo durante vários séculos; no entanto, a Kusadasi de hoje foi fundada pelos venezianos. Duzentos anos após a conquista de Constantinopla, o porto tornou-se o maior posto comercial com a Europa e África. Os otomanos fortificaram o porto e construíram muitos prédios e mesquitas novos, que ainda estão intactos. Hoje, Kusadasi é um paraíso de compras, com praias excelentes e famosa pelos seus sítios históricos e arqueológicos.
Casa de Maria - Muro para colocar seus pedidos
Casa de Maria

COSTUMES LOCAIS:
Pechinchar é uma pratica comum em quase todos os estabelecimentos de compras. Porém é importante observar que após fazer uma oferta nunca desista dela, pois pode ser considerada ofensa, ou falta de educação.
Um código rígido de vestuário é imposto para visitas às mesquitas na Turquia. Calças curtas, blusas sem manga e roupas decotadas não são aceitáveis. As mulheres devem ter seus ombros e pernas cobertos e devem também ter um lenço para cobrir a cabeça ao entrar nas mesquitas, bem como na Casa de Maria.
Teatro Romano

Saiba mais sobre Éfeso e Kusadasi em http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89feso
NÃO DEIXE DE CONHECER:
  • Casa de Maria
  • Ruínas de Éfeso
  • As fábricas de carpete ( tapetes )
  • A Ilha do Pombo
DICA CULINÁRIA:
Aprecie um prato muito pedido em Kusadasi; Carneiro assado – é delicioso, bem servido, e fica melhor ainda se consumido com um vinho ou cerveja.
ATENÇÃO:
A visita às ruinas de Éfeso é muito cansativa. O sítio arqueológico e muito grande, portanto leve agua e se prepare para andar batante, porém vale a pena.
Comentário deste blogueiro:
A Casa de Maria é um local muito emocionante, cheio de energia positiva, um local de muita oração. Para os Cristãos, foi lá que Maria (Mãe de Jesus) passou seus últimos dias, refugiando-se dos Romanos que perseguiam os Cristãos, antes de assuntar aos céus. Também foi lá que João provavelmente escreveu o seu Evangelho. Vale muito a pena visitar, e aproveita para fazer suas orações no local onde Maria morou.
CURIOSIDADE :
O simbolo da Nike foi inspirado na Deusa Nice.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nice_(mitologia)

A ORIGEM DOS VASOS SANITÁRIOS :
Este local era usado pelos romanos e pelas romanas, ao mesmo tempo, e os escravos faziam a limpeza quando ficavam cheios. Na canaleta da frente corria agua para amenizar o cheiro.